sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jesus e a fraude do enem.



Brasileiro é tudo igual mesmo. Não importa a região, é tudo a mesma laia. Tava agora vendo uma ''manifestação'' contra um pessoal que tava falando dos nordestinos, generalizando o fato do enem ter sido fraudado em Fortaleza. Tudo bem, primeiro pensamento é odiar eles, chingar, mandar a merda, bando de preconceituoso que não sabe o que tá dizendo e blablabla.
Gente, nem acredito muito em fé cristã, mas tá ai que sou bem coleguinha de Jesus nessas teorias dele. Fui pensar direito, e pô é todo mundo preconceituoso mesmo. O país é grande, as pessoas são extremamente diferentes, é claro que vai rolar ''nós somos melhores'', é óbvio. Quem aqui nunca pensou que Manaus só tinha macaco e floresta? Que São Paulo só tinha carro e fumaça? Que Mato Grosso só tinha boi e pasto? Que o Rio só tinha sol e gente de bundinha de fora? É assim.
Isso é uma concepção que a gente cria desde a escola mesmo. Com aquelas figuras nos livros sempre da mesma coisa, sempre do mesmo tema. E ninguém lembra, que tirando o livro de história e geografia do piauí, foto do nordeste é sempre gente morando em casa de taipa e passando fome. Falando o grau de desigualdade social, de como o calor castiga. Livro de literatura falando em seca, fome e pobreza é o que mais tem entre os escolhidos pra universidades e faculdades para a prova de português.
Tudo bem, a gente que mora aqui, e outros indivíduos que moram fora mas sempre vem visitar, sabem que a realidade não é essa. Mas quem critica e fala mal, geralmente não conhece o assunto. Ignorância é resolvida de outro modo. E não absolvendo eles da culpa, xenofobia é crime, mas falar só por que se sentiu ofendido, sem olhar a situação... opa, não estamos fazendo o mesmo que eles?
E é ai, que o grande cabeça, conhecido mundialmente como Jesus Cristo entra. É aquela bobagem que a gente ouvia na aula de religião.. é não jogar a pedra no telhado de vidro, de ser batido numa face e oferecer a outra. É não persistir no erro. Ódio respondido com ódio, pasmem, só gera mais ódio ainda. É saber ponderar, sei lá, escrever uma cartinha de como eles são alienados e fora do mundo em si. Ensinar a ''lição'' do modo correto. Afinal, nordestino não é conhecido por ser ''bicho esperto''?
Apesar de tudo que eu falei antes, estamos na era da internet, onde toda informação é rápida, prática e acessível. E é por isso que os exemplos que eu dei antes, estão no com o verbo conjugado no passado. Porque a gente achou que era assim, quando criança com a ''tia'' ensinando. Mas não é mais assim, né? Crescemos, e creio eu que ficamos mais espertos... Vamos seguir a vertente de Jesus, mesmo se não acreditar muito nele. As idéias são a essência. São o motivo dele perdurar a mais de dois mil anos. Deve ser verdade, né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se deram ao trabalho de ler